A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem trabalhada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.

Mas o que é marca?

Segundo o INPI, é todo sinal distintivo (palavra, figura e símbolo) visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços em relação a outros iguais ou semelhantes, qualquer que sejam suas origens.

Exemplos: (nome e/ou logomarca/logotipo de empresa, produtos, nome artístico, duplas sertanejas, bandas, cantores, shows, projetos sociais).

Por meio da marca, um negócio é identificado e diferenciado dos demais pelos consumidores.

Com o tempo, a marca passa a ser entendida como o referencial da qualidade daquele produto ou serviço.

Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado.

Evita prejuízos caso perca sua marca, necessitando refazer os investimentos em uniformes, fachadas, material gráfico, marketing, entre outros.

Apesar dos custos envolvidos, o empreendedor deve entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo de caixa da empresa.

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