COVID-19, Mundo Digital e Marcas e Patentes

COVID-19, Mundo Digital e Marcas e Patentes

O COVID 19 mudou a forma como o mundo e as relações acontecem, e é claro também impactou o mundo das Patentes e dos Registros de Marca.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), intensificou o seu trabalho para registrar o quanto antes marcas e patentes relacionadas ao COVID-19, a fim de agilizar por exemplo a liberação das Vacinas, equipamentos de tratamento médicos que podem salvar vidas.

Muitas empresas que ainda não estavam no mundo digital se viram forçadas a entrar nesse mercado ou não teriam clientes, diante disso o número de lojas virtuais, ou lojas cadastradas em aplicativos de Delivery, cresceram significativamente e com isso claro, a exposição das marcas ficaram ainda maiores.

No período acumulado janeiro-setembro de 2020, entre os 182.720 depósitos de marcas efetuados por residentes , destacaram-se as seguintes categorias: MEI, microempresa e EPP com 87.572 pedidos ou 48% do total; pessoas físicas (51.821 ou 28%) e empresas de médio e grande porte (38.638 ou 21%).

De julho de 2020 a outubro houve um crescimento de 20% no número de solicitações em relação aos meses anteriores, o que demonstra a preocupação dos Brasileiros em obter a exclusividade sobre a sua marca. Fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/boletim-mensal

Você já pesquisou quantas empresas existem com o mesmo nome ou nome parecido com a sua marca? Para o INPI e a LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996., só é possível registrar uma marca que não seja igual nem em parte nem no todo com outra marca já registrada, além de outras coisas. (risos).

Se o seu nome é único, registre o quanto antes e garanta a sua exclusividade e se não for, solicite a nossa equipe uma pesquisa e um estudo com parecer de viabilidade de Registro, que analisa com qualidade se sua marca pode ser registrada ou se você já não está infringindo o direito de uma outra empresa ou pessoa.

A pesquisa simplificada também pode ser feita de forma gratuita no site do INPI, mas não te dará uma visão completa da possibilidade desse registro ser aceito. https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/marcas/Pesquisa_num_processo.jsp

Assim como o COVID-19 no mundo digital as coisas se espalham rapidamente e você não quer ter a imagem da sua Marca contaminada.

Cresça sua empresa e sua marca de forma saudável e sustentável.

Juliana Gaspar
Especialista em Registro de Marcas e Patentes na Eternize.


Deixe seu Comentário

* Campo obrigatório
Ir ao topo